sábado, 12 de dezembro de 2020

Lâmpadas para Farol

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Iluminação_________________________________
  Lâmpadas_________________________________
    Halógenas________________________________

 
 

 
 
Melhor CxB custo benefício,
emissão de tom amarelo 3200K,
mas tem bulbos de todos os Kelvin amarelo, branco, azul
características iguais as originais,
não altera o corte,
existem lâmpadas que duram 4x mais,
existem lâmpadas que 150% iluminam mais

Tonalidade: 3200K 🌕
Força: 1600lm
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      Halógena Life

Você sabia que as empresas de lâmpadas há 100 anos tem tecnologia para criar lâmpadas que nunca queimam? É verdade! Se chama Centennial Bulb, e está acesa desde 1901.

São lâmpadas com a vida estendida pela fábrica.

Marcas
OSRAM UltraLife






4x +vida útil

Tonalidade: 3200K 🌕
Força: 1600lm



Philips LongLife EcoVision







Maior vida útil

Tonalidade: 3200K 🌕
Força: 1590lm
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    SuperBranca

 

 
 
A cor do bulbo das lâmpadas super brancas é azul 🔵, 

 

 

assim em contraste com o branco-amarelo 3x00K 🌕 emitido pelo filamento convencional,




a cor de emissão se torna branca (+-4000K ⚪).

 



o mais difícil de acertar é o tom.. quanto azul tem q ser pra chegar no branco sem estragar





Desvantagem é que a emissão branca é menos eficiente para condições de chuva/neblina.

 


Vantagem da superbranca (halógena) é o preço em relação ao ganho estético do Xenon/LED, além de geralmente não trazer problemas com a fiscalização, apesar de azuis na composição, na emissão são brancas e no código de trânsito diz Amarelas ou Brancas, 

 

 
 
além de serem halógenas como as originais do veículo. 

 

 

Marcas
Phillips
 Racing Vision GT200
 
 

 
 
Possuem visibilidade superior (+200%), maior que as xTreme, mas com tonalidade mais azulada

Tonalidade: 4.300K 🔵
Força: 1.660lm


 xTreme Vision





Modelo da Phillips de iluminação superior até 130% as lâmpadas halógenas comuns. Porém a tonalidade ainda é amarelada.

Tonalidade: 3.900K 🔘
Força: 1.680lm

Foto Comparação x treme vision x halogena comum


 Crystal Vision Ultra
 
 

 
 
Versões super branca da Phillips

Tonalidade: 4.300K 🔵
Força: 1.490lm

Foto comparação diamond x crystal


 Diamond Vision
 
 
 

 
 
 
Versão azul da própria Phillips

Tonalidade: 5.000K 🔵
Força: 1.460lm


 Philips Color (Roxa/Purple)





Tonalidade que se equivalente ao Xenon de novos carros de luxo (Mercedes, BMW.. 9.000K 12.000K 15.000K 17.000K 19.000K)
Tendência no Japão - JDM

Tonalidade: 9.000K █ - 19.000K █
Força: 1.850lm



OSRAM
  NightBreaker Silver
 
 

https://d26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/923/514/products/osram-dam-5165315_night_breaker_silver_h4_64193nbs-hcb1-89f7b12fd37584362515923502102039-640-0.jpg



 
É a lâmpada halogena mais eficiente e forte que pode ser usada, levemente mais forte que Phillips xTreme Vision.
Mesmo NightBreaker halogenas de 55W/60W iluminam tanto quanto lâmpadas de 100W.
A cor é de lâmpada é 3200K 🌕 amarela comum! Não se trata de uma lâmpada estética. 

Tonalidade: 3.200K 🌕
Força: 1.695lm




 CoolBlue

  NightBreaker Laser/Unlimited/Plus
 
 
 

 
 
É a lâmpada halogena mais eficiente e forte que pode ser usada, levemente mais forte que Phillips xTreme Vision.
Mesmo NightBreaker halogenas de 55W/60W iluminam tanto quanto lâmpadas de 100W.
Desvantagem é a temperatura de cor amarelada. Não se trata de uma lâmpada estética. 

Tonalidade: 3.800K 🔘
Força: 1.685lm

Foto comparação Phillips xTreme Vision x Osram NightBreaker


 CoolBlue Intense
 
 

 
 
Versão super branca azul da líder Osram. +20% de iluminação.

Tonalidade: 4.200K 🔘
Força: 1.460lm
 

  CoolBlue Advance / Hyper
 
 

 
+50% iluminação

Tonalidade: 5.000K 🔵
Força: 1.470lm 

 



Genéricas

TechOne
Tonalidade: 5.000K 🔵
Força: 1.450lm

Multilaser
Tonalidade: 8.500K 🔵
Força: 1.450lm

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Gringas
PIAA


Descobrir outras gringas e adicionar

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Como descobrir a lâmpada para seu carro?
Sockets
H4 feixe único
Somente luz alta
 
 Foto h4 unico



H4 alta+baixa HB2 / 9003 / P43T
Possui dois filamentos dentro do farol, sendo um com capa (blade) para formar o corte de luz e não cegar motoristas na direção contrária. O outro filamento é mais forte e não tem proteção, emite luz de maneira multidirecional.

Foto h4
Foto da teoria


Blade/capa do corte da luz baixa


Foto h4
Foto da teoria
Foto blade h4 incandescente
Foto resultado corte incandescente

H4-2
Exclusivo para Xenon, está versão pode continuar usando uma lâmpada halógena (geralmente H1, que pode ser trocada separadamente)

H4-3
Tecnologia Xenon que muda a posição da lâmpada dentro do farol, alternando alta e baixa


H7
É o mais comum geralmente usa em par com lâmpada H1

H1
É um socket muito comum, geralmente casa com H7 no farol


HB5
Encaixe em L

HB4
Encaixe em L

H27 880 881
Lâmpada de milha

Pingo / Luz Baixa
T10 / W5W


Pisca Freio Ré
1156



1157


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LED
Iluminam mais que lâmpadas comuns e tem custo inferior ao kit Xenon, algumas iluminam mais que diversas marcas Xenon simples. 


Foto LED top
Foto 5500k
Foto 8000k


Xenon é uma tecnologia mais complexa pois envolve mais componentes (reator...), apesar de já existir LED com reator integrado a vantagem é que o emissor do Xenon é fino, mais parecido com as halógenas originais (1:1) ficando mais fácil enquadrar um corte de deixe perfeito ou até melhor que o original.

Mais sobre lâmpadas LED

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Xenon
Lâmpadas frias, que luminosidade superior, geradas através de alta tensão/corrente alternada AC. Ainda assim possuem resultado superior ao LED e manutenção mais barata, porque quando queima o Xenon troca só a lâmpada. 

Foto xenon balakeiro 12000 15k 18k
Foto reator top




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Laser

Último grito em tecnologias de iluminação, laser só tem vantagens em relação a outros tipos de lâmpada. A grande desvantagem é o preço por se tratar de um lançamento tecnológico.






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Tonalidade para Pilotagem


Lâmpadas Racing de verdade são de tonalidade muito amarela(2.400K-2.600K), mais que halógenas originais(3.200K),

Foto iluminação amarela 2800 gringa piaa

 porque quanto menor os K maior a leitura de lumens,

Foto óculos amarelo

além da tonalidade amarela trazer vantagem para o tempo de reação do cérebro de um piloto.


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Philips ou OSRAM?
Philips é mais estética, OSRAM é mais força e durabilidade, porém as OSRAM são mais amareladas.
As mais fortes são xTreme Vision e NightBreaker.
E as CoolBlue/Crystal/Diamond Vision são mais fracas que as originais.
Restando somente xRacer e RacingVision.

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Conclusão
Não quero gastar, vou ir de super branca(R$70),
talvez uma top Racing Vision/xRacer(R$170)
ou um xingling(R$40).. 

Essas LEDs tem muitas variáveis, prós e contras:
nas H4 o feixo é diferente, são dois feitos na mesma lâmpada sendo um com capa para não chegar outros motoristas,

Foto Lâmpada H4 feixos circulados vermelho

 iluminam menos, corte geralmente ruim,

Isso acontece porque o emissor de luz tem que ficar em uma posição milimétrica, muito específica dentro do farol e a dissipação de luz de um filamento e emitida com direcionamento diferente,







Para funcionar bem o Xenon/LED ou outra lâmpada tem que se posicionar igual a lâmpada original (principalmente em farol direcional) e ter a espessura idêntica a lâmpada, 1:1

 
 


 
 
 

Além de emitir mais luz

esquentam muito,







tem a fita de dissipação, mas pode estragar por falta de dissipação, falta ventilação parado por exemplo, em engarrafamento,

a dica para quem optar por LEDs com fita de dissipação é posicionar as fitas mais para fora do farol,
para isso é necessário que a fita seja comprida e rígida para que fique na posição que refrigere.

 
 
 

 
 


e cooler estraga fácil exposto a água e sujeira, 

 
 

 
 
a proteção da lâmpada fica exposta em dias de chuva,


 

 
 

reator externo fica uma caixinha igual xenon, muito B.O.,


 




Ficaria com alguma chinesa de reator embutido e cooler dentro da lâmpada,

 
 
 

 

com corte bom, de preferência XHP ou outro LED top tipo Philips. Com projetor embutido se possível.

Talvez uma 3 tons, para despistar trocando de amarela pra branca e azul.


 
 

 


Se é pra colocar LED não gastar dinheiro (até R$50-R$100), pegar uma simplesinha em uma loja xuning que o pessoal já tem uma solução fonte boa tipo Infitary, nacional, Cinoy..






 


a vantagem de uma loja que instale é que da pra reclamar se estragar, se o foco/corte ficar ruim.. 

Qualquer especialista em farol sabe sobre dispersão, pontos de foco e outras características de uma lâmpada superior que ilumina melhor que a original, inclusive tem um equipamento (luxímetro) próprio para aferir o feixo.

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