quarta-feira, 29 de julho de 2020

Gasolina Combustível

Utilize apenas aditivada da cor azul, se não for possivel da cor azul, que seja aditivada.

Evite ao máximo postos sem bandeira ou promoções duvidosas.


Gasolina comum é para fusca. Os veículos modernos precisam de gasolina de altíssima qualidade para manter uma vida útil alta, principalmente nesses padrões brasileiros de qualidade de gasolina.

Na gringa a porcentagem % de álcool na gasolina é menor, existe a gasolina com 25% de álcool (E25) chamada de comum e tem até E18.

Aqui no Brasil temos no máximo a Podium e a OctaPro, equivalentes as E25.


Carros flex são um "invenção" brasileira, uma adaptação para países em desenvolvimento para motores que sofrem com combustível de baixa qualidade, com mistura adulterada entre outros.
Para isso as montadoras adotaram um sensor que percebe a mistura presente no combustível e adapta o sistema para essa nova mistura com um sensor antidetonação que evita a pré-ignição e a temida batida de pino.


Sempre ter pelo menos 20% no tanque. Nível baixo pode queimar a bomba de combustível por aquecimento, afinal ela precisa de combustível para ser resfriada. E também deixa mais concertada as partículas em caso de haver sujeira no tanque.




Filtro combustível sem novo e limpo



É possível tirar o álcool da gasolina, porém gasolina sem álcool e alguns compostos que as bandeiras colocam na gasolina para o funcionamento ideal dos motores, como o benzeno.

Velas Iridium

Maior vida útil,

Foto vela iridium vs vela comum xx.000km

cerca de 40.000km a mais (chegando até 100.000km) por possuírem ponto de fusão mais alto (2545°C) e baixa resistência a condução elétrica, portanto são mais resistentes e funcionam mesmo com vida útil maior

Facilitam a partida

Foto botão start

Melhor funcionamento em marcha lenta mais estável




Queima mais eficiente do combustível por conduzir melhor a alta voltagem

Indispensável em veículos com combustível GNV, até mesmo álcool, por possuirem combustão mais complicada

Aditivo de Óleo: Militec / Molykote - Condicionadores de Metais / Redutores de Atrito

Aditivos de Óleo pode realizar as mais diversas tarefas.
Mas como a função principal do óleo do motor é reduzir o atrito entre as peças, vamos tratar dos condicionadores de metais / redutores de atrito.

Os dois aditivos de óleo mais promissores são Militec-1 e Molykote A2

Até então eram ideais em motores com 100.000km, atualmente a nanotecnologia deles já foi comprovada e deve ser usado em todos motores

A função deles é reduzir o atrito e aumentar a vida útil de todas as peças criando uma fina camada de óleo que se mantém por anos, evita a oxidação das peças e protege contra o atrito

O recomendado é usar entre 100 - 200ml no motor e na caixa de transmissão. Renovar em cada troca de óleo

Recentemente muitos testes surgiram provando que a camada que esses condicionadores de metais criam é capaz de levar o motor rodando por até 60km sem óleo e até testes usando somente aditivo de óleo em viagens longas


Novidades de mercado prometem resultados melhores que os tradicionais Militec/Molykote, são produtos com rótulos novos e com químicas recém lançadas no mercado chegando alguns a base de grafeno ou com grafeno puro e biodegradáveis.
O grande problema é que nem os tradicionais possuem estudos fundamentados que garantem os resultados prometidos. E piora com o cenário de fakenews entre a concorrência e alguns escândalos que foram necessários durante a evolução desse tipo de produto "revolucionário". Além do mercado estar floodado de produtos fake em embalagens originais.

Temperatura

A temperatura de operação deve ser respeitada no veículo.
O sistema de arrefecimento dos veículos possuem um válvula termostática que se fecha em temperaturas abaixo da temperatura de operação, impedindo a circulação do arrefecimento pelo radiador.

Isso traz o líquido a uma temperatura de operação mais rápido quando ligamos.



Gif timelapse temperatura veículo



O motor e todos seus acertos e componentes são feitos para operar de acordo com a temperatura.

É importante evitar o stress do motor em temperaturas muito baixas e evitar sobretrabalho quando em temperaturas muito altas. Ambas atitudes podem ocasionar danos ao motor.

Evitar exigir muito do veículo em aclives e em situações de engarrafamento, principalmente evitar o ar condicionado ligado com o veículo parado.

Foto aclive Foto engarrafamento Foto ar condicionado on

O ideal é manter o veículo parado até que atinja a temperatura de operação atinja níveis normais.

Fluído Arrefecimento

Existem 3 tipos de líquido de arrefecimento, podem ser diferenciados por cores

Orgânico / Sintético / Híbrido


O principal composto é o monotilenoglicol, anticongelante e antiebulição.



Tecnologia de Ácidos Orgânicos (OAT)

Aditivos OAT estão disponíveis em várias cores diferentes, de laranja a verde escuro. Este líquido é diferente de IAT pois não contém silicatos e fosfatos para proteger o carro. Isso ajuda ao aditivo durar muito mais tempo, mas pode desgastar as peças de metal ao longo do tempo. Diferentes fabricantes adicionam aditivos especiais para ajudar a prevenir a ferrugem e corrosão. OAT deve ser limpo de um sistema de carro uma vez a cada cinco anos, ou a cada 240.000 km.



Tecnologia Ácidos Inorgânicos (IAT )

Verde brilhante naturalmente claro para ajudar as pessoas a identificá-lo. IAT contém silicatos e inibidores de corrosão de fosfato para ajudar a proteger as partes metálicas do carro que o líquido de arrefecimento atravessa, como o motor e o radiador. Recomenda-se que o líquido de arrefecimento IAT seja limpo para fora do sistema do carro uma vez a cada dois anos, ou 48.000 km (o que acontecer primeiro).




Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos ( HOAT )

Amarelo e laranja. Líquido de arrefecimento HOAT contém alguns silicatos para inibir a corrosão e também tem alguns aditivos para ajudar a impedir a oxidação e corrosão. HOAT também deve ser liberado do sistema do carro uma vez a cada cinco anos, ou a cada 240.000 km (o que acontecer primeiro).




O ideal é utilizar o indicado pelo fabricante, respeitando as trocas e os prazos estipulados. Além de ficar de olho no aspecto e nível do fluído. A mistura em aditivos concentrados não pode ser inferior a 60%.


Em motores antigos por muito tempo se usou água. Hoje se usa água desmineralizada para dissolver os aditivos concentrados. Existem líquidos de arrefecimento prontos também.





Teste dos Fluídos

Um teste de internet mostrou que duas marcas conhecidas de fluído que são praticamente um Tang. A qualidade dos fluídos pode ser medida. O líquido de arrefecimento precisa ser termocondutor e antiferrugem.

Antiferrugem basta colocar um brombil dentro do líquido e observar sua decomposição em ferrugem.

Teste de calor pode ser a temperatura de o líquido entra em ebulição, no teste realizado uma marca famosa entra em ebulição a 94°, pior do que água.

A única marca a passar nos dois testes foi o VW G12+

Link do vídeo teste VW G


Fluído com manchas de óleo indicam problemas no motor, provavelmente junta queimada até uma trinca no cabeçote, geralmente por superaquecimento (excesso de trabalho ou níveis de óleo e fluído baixo..)

Fluído com aspecto marrom, indica que há uma corrosão no sistema



Óleo

O óleo dos carros evoluiu ao longo do tempo. Óleo dos motores dos anos 60-80(VW a Ar, como Fusca, GM) são diferentes dos anos 90(AP como Gol) e em 2000 os óleos, que são mais filtrados, mais finos, com um pouco de tecnologia a mais, de 2000 pra frente passaram a adotar especificações cada mais detalhadas, até hoje em dia.

Nomenclatura
A especificação mais comum dos óleos é a viscosidade, o primeiro número indica a viscosidade a frio, o número depois do W é a viscosidade em temperatura de operação.

Foto de várias viscosidades diferentes

O óleo certo a se usar é sempre o indicado pela fabricante, atendendo as especificações dadas pela fábrica.

Acontece que antigamente era comum usar um óleo mais grosso, era normal para estancar vazamentos, comuns na época.

Hoje em dia os motores precisam da viscosidade mais baixa para evitar danos e  manter o funcionamento adequado.

Por exemplo, a GM, de 2013 pra frente atualizou a viscosidade do óleo do motor SPE/4 (Onix...) a fim de facilitar a partida. Por isso o primeiro número da viscosidade é menor, agora é 0W20, antes 5W30.

Foto garrafa óleo Onix com especificações GF5...

Uma diferença no "AP" dos Golf 98-04 eram as bielas que além de maiores (159mm contra 144mm, pois o motor era mais alto) tinham um furinho, próximo ao mancal que circulava óleo por dentro para resfriar o contato com o virabrequim.

Foto furo da biela Golf

Aí a importância da viscosidade do óleo ser mais baixa, se for um óleo mais grosso tem dificuldade para entrar no furo e se a biela esquentar, danifica a bronzina por causa do aumento de fricção com moentes do virabrequim.

Foto moentes virabrequim


Mas não dá pra negar que a as partes mais altas do motor são as que mais sofrem com falhas na manutenção do óleo, como deixar o nível baixo ou usar óleo de qualidade inferior a de fábrica.

Gif motor enchendo de óleo

Todos do cabeçote, o comando, balancins e depois as válvulas são os que mais sofrem.

Foto Cabeçote aberto com óleo esvaziado comando...

Trocar o óleo deixar de trocar o filtro é uma estupidez. Trocar o óleo sem trocar o filtro e não trocar é a mesma coisa. 

Filtro de óleo

O filtro é tão importante quanto o óleo, a fim 
de manter a qualidade do óleo, ajuda contra a limalha, que pode acarretar danos ao motor.
 
Aditivo de Óleo
Link veja mais sobre aditivos de óleo