Nomenclatura
A especificação mais comum dos óleos é a viscosidade, o primeiro número indica a viscosidade a frio, o número depois do W é a viscosidade em temperatura de operação.
Foto de várias viscosidades diferentes
O óleo certo a se usar é sempre o indicado pela fabricante, atendendo as especificações dadas pela fábrica.
Acontece que antigamente era comum usar um óleo mais grosso, era normal para estancar vazamentos, comuns na época.
Hoje em dia os motores precisam da viscosidade mais baixa para evitar danos e manter o funcionamento adequado.
Por exemplo, a GM, de 2013 pra frente atualizou a viscosidade do óleo do motor SPE/4 (Onix...) a fim de facilitar a partida. Por isso o primeiro número da viscosidade é menor, agora é 0W20, antes 5W30.
Foto garrafa óleo Onix com especificações GF5...
Uma diferença no "AP" dos Golf 98-04 eram as bielas que além de maiores (159mm contra 144mm, pois o motor era mais alto) tinham um furinho, próximo ao mancal que circulava óleo por dentro para resfriar o contato com o virabrequim.
Foto furo da biela Golf
Aí a importância da viscosidade do óleo ser mais baixa, se for um óleo mais grosso tem dificuldade para entrar no furo e se a biela esquentar, danifica a bronzina por causa do aumento de fricção com moentes do virabrequim.
Foto moentes virabrequim
Mas não dá pra negar que a as partes mais altas do motor são as que mais sofrem com falhas na manutenção do óleo, como deixar o nível baixo ou usar óleo de qualidade inferior a de fábrica.
Gif motor enchendo de óleo
Todos do cabeçote, o comando, balancins e depois as válvulas são os que mais sofrem.
Foto Cabeçote aberto com óleo esvaziado comando...
Trocar o óleo deixar de trocar o filtro é uma estupidez. Trocar o óleo sem trocar o filtro e não trocar é a mesma coisa.
Filtro de óleo
O filtro é tão importante quanto o óleo, a fim
de manter a qualidade do óleo, ajuda contra a limalha, que pode acarretar danos ao motor.
Aditivo de Óleo
Link veja mais sobre aditivos de óleo
Nenhum comentário:
Postar um comentário