domingo, 20 de dezembro de 2020

Ignição Velas Bobinas

Velas
O que mede a qualidade das velas é a eficiência de queima,

Foto centelha queima

por ser a responsável pela queima da mistura ar-combustível no interior do cilindro

Vídeo motor cabeçote acrílico transparente

o único jeito é contar com velas sempre novas
 
 


 

Iridium
Velas comuns tem eficiência de queima próximas a 96% no máximo,
e é comum que a baixa vida útil comprometa a eficiência das velas
O componente Iridium das velas é mais eletrocondutor e tem vida útil superior,
garantindo uma eficiência de queima próxima a 99%



Cabos Velas
A melhor dica também é ter cabos de vela sempre novos, de marca confiável, como NGK

 
 
 

 
 

Existem cabos de mais grossos, maior isolamento que prometem centelha melhor: 8,8mm - 10mm

 
 
 

 
 

Porém a baixa qualidade de fabricação da mairoia desses cabos faz valer a pena manter com cabos de uma fabricante mais confiável

 
 
 
 

 
 
 

Bobinas e Distribuidor
A função das bobinas é acumular uma carga energética e disparar ela para os cabos e velas

Bobinas MI

MSD 4AL 6AL(Opala) Mallory


Amplificador de centelha


Roda fônica / Sensor antidetonação


Sensor Antidetonação

com a adoção da tecnologia dos Sensores Antidetonação foi possível dar mais segurança a vida útil do motor, evitando as temidas batidas de pino

Foto gif dinamômetro blowing

Até então seria fácil detonar um motor por empobrecer demais sua mistura, mas principalmente no acerto do ponto no distribuidor, como nos motores AP.

Foto gif girar distribuidor para acertar o ponto

Com a presença dos sensores antidetonação foi possível experimentar taxas de compressão mais altas e misturas de combustíveis tipo flex fazendo com que as injeções trabalhem em um equilíbrio fino mais complicado de acerto.

Foto gráfico área de trabalho pressões otimizar

Mas o grande legado que trouxe essa tecnologia foi permitir que se ajuste motores comprimidos (turbo) atingindo maiores potências com menor risco de quebra tanto na pista como na fase de acerto.


Foto gif turbo muita pressão


Afinal o grande risco do turbo é empobrecer a mistura e acontecer uma pré-detonação - não é a toa que é comum ver muitas bombas de combustível e bastante pressão na linha.


Fotos bombas de combustível



Com o sensor antidetonação podemos chegar mais perto desses ajustes limites com menor risco de quebra

sábado, 12 de dezembro de 2020

Faróis

Faróis com Projetor / Retrofit


 
 

 
 


 
 
 
 

Link retrofit projetor


Máscara no Farol

 
 

 
 










DRL





Angel Eyes






Iluminação
Lâmpadas
 


 LED




Projetores Retrofit

Projetores
É o melhor jeito de garantir uma linha de corte perfeita, com foco bem iluminado e regulável. 



Marcas
Gringas
Hella





Premium
Aozoom
Yeaky
NHL
DLT

Demais marcas China
CNSunnyLight
Outras.. Adicionar




Montagem
Farolete Projetor+Lâmpada (Xenon/LED(/halogena)) 
Se trata da adaptação de um projetor no encaixe do farol de milha original do veículo. A ideia é garantir melhor iluminação dos sistema de farolete quando necessário. 

Foto de um projetor com lâmpadas Xenon/led encaixando




Farol com Projetor
Projetor dentro do Farol
É o top em termos de iluminação, linha de corte perfeita, maior iluminação possível e regulagem. É melhor usar o serviço de um profissional para adaptação. 


Foto de um farol com o projetor instalado
Foto de uma linha de corte perfeita foco bem iluminado


Lâmpadas com Projetor
Não confunda, apesar de superiores às lâmpadas convencionais sem projetor, não tem nada haver com projetores com lâmpadas. 


Angel Eyes/DRL

Xenon

Características

Foto kit xenon com peças

Lâmpadas frias,

podem continuar usando lâmpadas convencionais junto com Xenon nos modelos H4-2

iluminam mais,

um pouco mais eficientes,

trabalham com alta tensão,

os reatores (quentes) ficam mais ventilados, fora do farol,

o reator e as lâmpadas podem ser comprados separadamente,
as lâmpadas de reposição são baratas,
pode ser um desafio encontrar lâmpadas que casem com o reator porque diferentes combinações pode resultar em diferentes resultados, tom verde por exemplo,

precisam esquentar 1min para atingir o tom e iluminação máxima,
fast start reduz o tempo para estabilizar a iluminação,
antiflicker protege para que não fique piscando,
muito comum acontecer com reatores DC (lowcost)

O resultado da iluminação é melhor porque o emissor de luz fica na mesma posição que o filamento original para qual os direcionais do farol foram projetados


Desvantagens
Proibida, pode trazer problemas com a fiscalização

Kit caro, principalmente de marca boa



Lâmpada
Marcas
China Premium
Yeaky
NHL
Aozoom

Outras marcas
CNSunnyLight



Sockets
H7

Foto h7



H1

Foto h1


H4
Lâmpada única
Carros que usam uma lâmpada para baixa e outra pra alta




H4 alta/baixa

Foto da teoria



Blade/capa do corte da luz baixa


Foto h4
Foto da teoria
Foto blade h4 incandescente
Foto resultado corte incandescente





H4-2
Vantagem de continuar com uma halogena



H4-3

bixenon



Lâmpada com Projetor

Foto lâmpada com projetor



Encaixe lâmpadas Xenon padrão (redondo/caneta)

Foto do lâmpada



Material Base Lâmpada
Plástico

Foto base plástico


Alumínio


Foto base alumínio




Reator


Foto reator




Marcas
Premium de corrente AC e encaixe padrão

DLT
Aozoom
NHL
Yeaky

(Hilux?) 


Os demais são China comum, não-premium
CNSunnyLight, raramente AC

DC
Ruim, flicker, demora, cor errada

AC
Melhor por usar corrente alternada AC
Alta voltagem
Liga rápido fast start

35W
É mais importante a marca do conjunto reator+lâmpada(+projetor para quem vai investir) do que a potência do conjunto.
Vantagem é que na prática é mais fácil de manter a cor da lâmpada, quanto maior a potência do reator, menor a temperatura da cor de emissão real (K). 



55W
A marca do conjunto reator+lâmpada significa mais em segurança, qualidade e durabilidade que a potência. 

Reatores 55W iluminam entre 25% a 40% que os reatores 35W.

Quanto maior a potência do reator, menor a temperatura da cor de emissão real (K), ou seja, a lâmpada de 8.000K branco azulado ilumina mais parecido com uma lâmpada de 6.000K branco amarelado. 





Outras potências 100W 150W 200W




Casar as potências da Lâmpada e Reator
Aumenta Durabilidade
Elimina efeito flicker


Tonalidade das Cores

De acordo com a potência do reator e eficiência das lâmpadas, o resultado da cor muda, inclusive de acordo com que envelhecem


Formato dos Reatores
Somente cabos ou conector + cabos

Cabos Blindados
Como trafega muita potência por eles, acabam causando interferência e problemas no veículo

Erro Painel
Canbus
Canceller
No caso dos H4-2 é só inverter os fios no conector é já serve para manter a halogena na baixa e xenon na alta para não ter problemas com a fiscalização

LED

LED
Desvantagens
Proibida, pode trazer problemas com a fiscalização
Muitas marcas de baixa qualidade, na construção e componentes
Esquenta
Durabilidade tende a ser menor
Corte de luz errado
Foco disperso


tem todos os tipos de preço,
marcas mais baratas podem não ser melhor que Xenon,
é difícil encontrar um modelo que emita luz no ponto certo para chegar em um corte de luz melhor que o original,
geralmente a emissão de luz é dispersa,
tem chips de alta tecnologia como XHP (consomem muito menos, iluminam mais que o Xenon),
é fácil de instalar, plug'n'play,
existem modelos que trocam de cor (até 3 tons diferentes)
em faróis de lâmpada única não tem como usar duas lâmpadas como no H4-2,
tem reatores dentro do farol e fora do farol,
existem fitas de dissipação, quanto maiores, melhor, que precisam de ventilação, geralmente ineficientes, sendo muito comum queimar,
existem modelos com cooler, mas costumam queimar fácil por causa da sujeira / água / baixa vida útil de um coolers,
existem modelos com cooler blade, mais eficientes e "dustproof" (a prova de sujeira)


Marcas

Philips Ultinon

Cuidado com as lâmpadas Phillips LED (Ultinon...). Boa parte das lâmpadas Phillips são falsas. Mesmo com o código de autenticidade da site. Existem também o componente (chip) de LED da Phillips, assim como outros é muito bom e também muito falsificado


OSRAM LEDriving



Eurs
Stella
Txvso8
Infitary
C6
Cinoy




Qual o chip de LED mais forte? 

Modelos XHP

antigo XHP50
ilumina mais e consome menos, cerca de 22,5Watts, apesar de esquentar muito

Novo XHP70
Ilumina mais que a versão anterior, consome um pouco mais mesmo assim é muito eficiente



Lâmpada com Projetor
São os melhores em termos de iluminação e corte. Iluminam muito mais com corte perfeito, sem cegar o motorista que vem no sentido contrário. 


Foto lampada com projetor



MultiColor
Para trocar de cor basta desligar o farol que a próxima vez que ligar passa para a próxima cor


Possuem a vantagem de ter uma Temperatura de cor agradável para situações de chuva e que não chamam tanta atenção da fiscalização


2 cores
Geralmente amarela 3.000K e branca +-6.000K

3 cores(2+1) 
Possui mais um modo com os dois LEDs acesos com temperatura de cor similar a halogena



Reator
Reator Externo



Reator Embutido
Desvantagem do calor




Resfriamento
Em todos o tamanho/espaço é uma desvantagem, devendo caber na caixa do farol ou prejudicando a vida do farol por molhar/sujar ou necessitando maiores adaptações


Dissipador

Tecnologia mais simples, não é eficiente para uma construção de placa+chip+reator que gere muito calor


Foto dissipador



Cooler
Cooler Externo

Foto cooler externo comparação grande x pequeno





Cooler externo a prova de sujeira (dustproof) 

Vantagem em dissipadores muito grandes que saem para fora da caixa

Pessoalmente considero uma propaganda enganosa, acredito poder ser feita uma adaptação que algo que sirva como filtro mais eficiente que esses que prometem ser a prova de sujeira


Foto de um cooler que promete ser dustproof



Cooler Interno
Vantagem apenas para lâmpadas com reator embutido

Foto cooler Interno 7S


Cooler Interno na frente da lâmpada
Vantagem de esconder a lâmpada com um cooler no mesmo lugar da lente de um farol com projetor

Foto cooler Interno frente lâmpada creative









Fita de Dissipação
Apesar de parecer grotesco, esta se provando uma das melhores tecnologias

Vantagem de não parar de funcionar como um cooler que estraga pela vida curta e sujeira/água
Desvantagem de ficar evidente para um funcionamento adequado, colocando em risco molhar ou sujar faróis ou necessitar melhores adaptações


Foto fita dissipação





Potências
Existem as mais diferentes potências (Watts) 
o importante é a iluminação (lm lumens real) , no caso o, a eficiência, quanto menos Watt precisar para gerar mais luz no ponto certo, melhor é a eficiência da lâmpada. É mais fácil encontrar uma lâmpada eficiente de uma marca boa
Deve se observar que os faróis possuem certo limite de calor (Watt) que suportam, principalmente faróis para o Brasil que só usa lâmpadas 55W/60W. Alguns faróis que suportam 100W sem derreter são mais comuns em outros países (como na Argentina) 



Temperatura de Cor
Medido em Kelvin

Foto tabela cores amarelo branco azul 2800 3000 3200 4300 5000 5500 6000 6500 8000 10000 12000 15000 18000


Chuva
Visibilidade
A temperatura de cor é o fator que mais influência na visibilidade, principalmente na chuva/nevoeiro
Farol brancos são péssimos em condições chuvosas
Por essa razão que existem muito faróis de neblina amarelos, para serem usados nessas situações de emergência

Tipos de Lâmpadas

Halógena / SuperBranca
Melhor CxB custo benefício, emissão de tom amarelo 3200K, mas tem bulbos de todos os Kelvin dificilmente passam de 5300K, características iguais as originais, não altera o corte, tem lâmpadas que duram 4x mais, existem lâmpadas que iluminam mais

Foto lâmpada comum vs RacingVision frente e iluminação
Foto de uma lamapda comum



Xenon 
Lâmpadas frias, iluminam mais, um pouco mais eficientes, trabalham com alta tensão, os reatores (quentes) ficam mais ventilados, fora do farol, o reator e as lâmpadas podem ser comprados separadamente, as lâmpadas de reposição são baratas, pode ser um desafio encontrar lâmpadas que casem com o reator porque diferentes combinações pode resultar em diferentes resultados, tom verde por exemplo, precisam 1min esquentar para atingir o tom e iluminação corretos, fast start reduz o tempo para estabilizar a iluminação, antiflicker protege para que não fique piscando, muito comum acontecer com reatores DC(lowcost).

Foto Xenon vs NightBreaker iluminação e frente
Foto kit Xenon top



LED
tem todos os tipos de preço,
marcas mais baratas podem não ser melhor que Xenon, é difícil encontrar um modelo que emita luz no ponto certo para chegar em um corte de luz melhor que o original,
geralmente a emissão de luz é dispersa,
tem chips de alta tecnologia como XHP (consomem muito menos, iluminam mais que o Xenon), é fácil de instalar, plug'n'play,
existem modelos que trocam de cor (até 3 tons diferentes), em faróis de lâmpada única não tem como usar duas lâmpadas como no H4-2, tem reatores dentro do farol e fora do farol, existem fitas de dissipação, quanto maiores, melhor, que precisam de ventilação, geralmente ineficientes, sendo muito comum queimar, existem modelos com cooler, mas costumam queimar fácil por causa da sujeira / água / baixa vida útil de um coolers, existem modelos com cooler blade, mais eficientes e "dustproof" (a prova de sujeira)

Foto XHP vs Xenon
Foto lâmpada led Philips
Foto lâmpada compacta china Philips zes + XHP alta




Laser
Nova tecnologia gringa 2020/2021
 
 
 
 
 
Cores

 

 
 Praticamente todas as cores estão disponíveis, mas o difícil é encontrar o tom certo.

Lâmpadas para Farol

_____________________________________________
Iluminação_________________________________
  Lâmpadas_________________________________
    Halógenas________________________________

 
 

 
 
Melhor CxB custo benefício,
emissão de tom amarelo 3200K,
mas tem bulbos de todos os Kelvin amarelo, branco, azul
características iguais as originais,
não altera o corte,
existem lâmpadas que duram 4x mais,
existem lâmpadas que 150% iluminam mais

Tonalidade: 3200K 🌕
Força: 1600lm
____________________________________________

      Halógena Life

Você sabia que as empresas de lâmpadas há 100 anos tem tecnologia para criar lâmpadas que nunca queimam? É verdade! Se chama Centennial Bulb, e está acesa desde 1901.

São lâmpadas com a vida estendida pela fábrica.

Marcas
OSRAM UltraLife






4x +vida útil

Tonalidade: 3200K 🌕
Força: 1600lm



Philips LongLife EcoVision







Maior vida útil

Tonalidade: 3200K 🌕
Força: 1590lm
____________________________________________


    SuperBranca

 

 
 
A cor do bulbo das lâmpadas super brancas é azul 🔵, 

 

 

assim em contraste com o branco-amarelo 3x00K 🌕 emitido pelo filamento convencional,




a cor de emissão se torna branca (+-4000K ⚪).

 



o mais difícil de acertar é o tom.. quanto azul tem q ser pra chegar no branco sem estragar





Desvantagem é que a emissão branca é menos eficiente para condições de chuva/neblina.

 


Vantagem da superbranca (halógena) é o preço em relação ao ganho estético do Xenon/LED, além de geralmente não trazer problemas com a fiscalização, apesar de azuis na composição, na emissão são brancas e no código de trânsito diz Amarelas ou Brancas, 

 

 
 
além de serem halógenas como as originais do veículo. 

 

 

Marcas
Phillips
 Racing Vision GT200
 
 

 
 
Possuem visibilidade superior (+200%), maior que as xTreme, mas com tonalidade mais azulada

Tonalidade: 4.300K 🔵
Força: 1.660lm


 xTreme Vision





Modelo da Phillips de iluminação superior até 130% as lâmpadas halógenas comuns. Porém a tonalidade ainda é amarelada.

Tonalidade: 3.900K 🔘
Força: 1.680lm

Foto Comparação x treme vision x halogena comum


 Crystal Vision Ultra
 
 

 
 
Versões super branca da Phillips

Tonalidade: 4.300K 🔵
Força: 1.490lm

Foto comparação diamond x crystal


 Diamond Vision
 
 
 

 
 
 
Versão azul da própria Phillips

Tonalidade: 5.000K 🔵
Força: 1.460lm


 Philips Color (Roxa/Purple)





Tonalidade que se equivalente ao Xenon de novos carros de luxo (Mercedes, BMW.. 9.000K 12.000K 15.000K 17.000K 19.000K)
Tendência no Japão - JDM

Tonalidade: 9.000K █ - 19.000K █
Força: 1.850lm



OSRAM
  NightBreaker Silver
 
 

https://d26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/923/514/products/osram-dam-5165315_night_breaker_silver_h4_64193nbs-hcb1-89f7b12fd37584362515923502102039-640-0.jpg



 
É a lâmpada halogena mais eficiente e forte que pode ser usada, levemente mais forte que Phillips xTreme Vision.
Mesmo NightBreaker halogenas de 55W/60W iluminam tanto quanto lâmpadas de 100W.
A cor é de lâmpada é 3200K 🌕 amarela comum! Não se trata de uma lâmpada estética. 

Tonalidade: 3.200K 🌕
Força: 1.695lm




 CoolBlue

  NightBreaker Laser/Unlimited/Plus
 
 
 

 
 
É a lâmpada halogena mais eficiente e forte que pode ser usada, levemente mais forte que Phillips xTreme Vision.
Mesmo NightBreaker halogenas de 55W/60W iluminam tanto quanto lâmpadas de 100W.
Desvantagem é a temperatura de cor amarelada. Não se trata de uma lâmpada estética. 

Tonalidade: 3.800K 🔘
Força: 1.685lm

Foto comparação Phillips xTreme Vision x Osram NightBreaker


 CoolBlue Intense
 
 

 
 
Versão super branca azul da líder Osram. +20% de iluminação.

Tonalidade: 4.200K 🔘
Força: 1.460lm
 

  CoolBlue Advance / Hyper
 
 

 
+50% iluminação

Tonalidade: 5.000K 🔵
Força: 1.470lm 

 



Genéricas

TechOne
Tonalidade: 5.000K 🔵
Força: 1.450lm

Multilaser
Tonalidade: 8.500K 🔵
Força: 1.450lm

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Gringas
PIAA


Descobrir outras gringas e adicionar

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Como descobrir a lâmpada para seu carro?
Sockets
H4 feixe único
Somente luz alta
 
 Foto h4 unico



H4 alta+baixa HB2 / 9003 / P43T
Possui dois filamentos dentro do farol, sendo um com capa (blade) para formar o corte de luz e não cegar motoristas na direção contrária. O outro filamento é mais forte e não tem proteção, emite luz de maneira multidirecional.

Foto h4
Foto da teoria


Blade/capa do corte da luz baixa


Foto h4
Foto da teoria
Foto blade h4 incandescente
Foto resultado corte incandescente

H4-2
Exclusivo para Xenon, está versão pode continuar usando uma lâmpada halógena (geralmente H1, que pode ser trocada separadamente)

H4-3
Tecnologia Xenon que muda a posição da lâmpada dentro do farol, alternando alta e baixa


H7
É o mais comum geralmente usa em par com lâmpada H1

H1
É um socket muito comum, geralmente casa com H7 no farol


HB5
Encaixe em L

HB4
Encaixe em L

H27 880 881
Lâmpada de milha

Pingo / Luz Baixa
T10 / W5W


Pisca Freio Ré
1156



1157


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LED
Iluminam mais que lâmpadas comuns e tem custo inferior ao kit Xenon, algumas iluminam mais que diversas marcas Xenon simples. 


Foto LED top
Foto 5500k
Foto 8000k


Xenon é uma tecnologia mais complexa pois envolve mais componentes (reator...), apesar de já existir LED com reator integrado a vantagem é que o emissor do Xenon é fino, mais parecido com as halógenas originais (1:1) ficando mais fácil enquadrar um corte de deixe perfeito ou até melhor que o original.

Mais sobre lâmpadas LED

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Xenon
Lâmpadas frias, que luminosidade superior, geradas através de alta tensão/corrente alternada AC. Ainda assim possuem resultado superior ao LED e manutenção mais barata, porque quando queima o Xenon troca só a lâmpada. 

Foto xenon balakeiro 12000 15k 18k
Foto reator top




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Laser

Último grito em tecnologias de iluminação, laser só tem vantagens em relação a outros tipos de lâmpada. A grande desvantagem é o preço por se tratar de um lançamento tecnológico.






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Tonalidade para Pilotagem


Lâmpadas Racing de verdade são de tonalidade muito amarela(2.400K-2.600K), mais que halógenas originais(3.200K),

Foto iluminação amarela 2800 gringa piaa

 porque quanto menor os K maior a leitura de lumens,

Foto óculos amarelo

além da tonalidade amarela trazer vantagem para o tempo de reação do cérebro de um piloto.


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Philips ou OSRAM?
Philips é mais estética, OSRAM é mais força e durabilidade, porém as OSRAM são mais amareladas.
As mais fortes são xTreme Vision e NightBreaker.
E as CoolBlue/Crystal/Diamond Vision são mais fracas que as originais.
Restando somente xRacer e RacingVision.

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Conclusão
Não quero gastar, vou ir de super branca(R$70),
talvez uma top Racing Vision/xRacer(R$170)
ou um xingling(R$40).. 

Essas LEDs tem muitas variáveis, prós e contras:
nas H4 o feixo é diferente, são dois feitos na mesma lâmpada sendo um com capa para não chegar outros motoristas,

Foto Lâmpada H4 feixos circulados vermelho

 iluminam menos, corte geralmente ruim,

Isso acontece porque o emissor de luz tem que ficar em uma posição milimétrica, muito específica dentro do farol e a dissipação de luz de um filamento e emitida com direcionamento diferente,







Para funcionar bem o Xenon/LED ou outra lâmpada tem que se posicionar igual a lâmpada original (principalmente em farol direcional) e ter a espessura idêntica a lâmpada, 1:1

 
 


 
 
 

Além de emitir mais luz

esquentam muito,







tem a fita de dissipação, mas pode estragar por falta de dissipação, falta ventilação parado por exemplo, em engarrafamento,

a dica para quem optar por LEDs com fita de dissipação é posicionar as fitas mais para fora do farol,
para isso é necessário que a fita seja comprida e rígida para que fique na posição que refrigere.

 
 
 

 
 


e cooler estraga fácil exposto a água e sujeira, 

 
 

 
 
a proteção da lâmpada fica exposta em dias de chuva,


 

 
 

reator externo fica uma caixinha igual xenon, muito B.O.,


 




Ficaria com alguma chinesa de reator embutido e cooler dentro da lâmpada,

 
 
 

 

com corte bom, de preferência XHP ou outro LED top tipo Philips. Com projetor embutido se possível.

Talvez uma 3 tons, para despistar trocando de amarela pra branca e azul.


 
 

 


Se é pra colocar LED não gastar dinheiro (até R$50-R$100), pegar uma simplesinha em uma loja xuning que o pessoal já tem uma solução fonte boa tipo Infitary, nacional, Cinoy..






 


a vantagem de uma loja que instale é que da pra reclamar se estragar, se o foco/corte ficar ruim.. 

Qualquer especialista em farol sabe sobre dispersão, pontos de foco e outras características de uma lâmpada superior que ilumina melhor que a original, inclusive tem um equipamento (luxímetro) próprio para aferir o feixo.