quarta-feira, 29 de julho de 2020

Fluído Arrefecimento

Existem 3 tipos de líquido de arrefecimento, podem ser diferenciados por cores

Orgânico / Sintético / Híbrido


O principal composto é o monotilenoglicol, anticongelante e antiebulição.



Tecnologia de Ácidos Orgânicos (OAT)

Aditivos OAT estão disponíveis em várias cores diferentes, de laranja a verde escuro. Este líquido é diferente de IAT pois não contém silicatos e fosfatos para proteger o carro. Isso ajuda ao aditivo durar muito mais tempo, mas pode desgastar as peças de metal ao longo do tempo. Diferentes fabricantes adicionam aditivos especiais para ajudar a prevenir a ferrugem e corrosão. OAT deve ser limpo de um sistema de carro uma vez a cada cinco anos, ou a cada 240.000 km.



Tecnologia Ácidos Inorgânicos (IAT )

Verde brilhante naturalmente claro para ajudar as pessoas a identificá-lo. IAT contém silicatos e inibidores de corrosão de fosfato para ajudar a proteger as partes metálicas do carro que o líquido de arrefecimento atravessa, como o motor e o radiador. Recomenda-se que o líquido de arrefecimento IAT seja limpo para fora do sistema do carro uma vez a cada dois anos, ou 48.000 km (o que acontecer primeiro).




Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos ( HOAT )

Amarelo e laranja. Líquido de arrefecimento HOAT contém alguns silicatos para inibir a corrosão e também tem alguns aditivos para ajudar a impedir a oxidação e corrosão. HOAT também deve ser liberado do sistema do carro uma vez a cada cinco anos, ou a cada 240.000 km (o que acontecer primeiro).




O ideal é utilizar o indicado pelo fabricante, respeitando as trocas e os prazos estipulados. Além de ficar de olho no aspecto e nível do fluído. A mistura em aditivos concentrados não pode ser inferior a 60%.


Em motores antigos por muito tempo se usou água. Hoje se usa água desmineralizada para dissolver os aditivos concentrados. Existem líquidos de arrefecimento prontos também.





Teste dos Fluídos

Um teste de internet mostrou que duas marcas conhecidas de fluído que são praticamente um Tang. A qualidade dos fluídos pode ser medida. O líquido de arrefecimento precisa ser termocondutor e antiferrugem.

Antiferrugem basta colocar um brombil dentro do líquido e observar sua decomposição em ferrugem.

Teste de calor pode ser a temperatura de o líquido entra em ebulição, no teste realizado uma marca famosa entra em ebulição a 94°, pior do que água.

A única marca a passar nos dois testes foi o VW G12+

Link do vídeo teste VW G


Fluído com manchas de óleo indicam problemas no motor, provavelmente junta queimada até uma trinca no cabeçote, geralmente por superaquecimento (excesso de trabalho ou níveis de óleo e fluído baixo..)

Fluído com aspecto marrom, indica que há uma corrosão no sistema



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